quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RELAMPIÃO NO FILO LONDRINA


Lampião na cidade




A Cia Paulicea e a Cia do Mundo apresentam o espetáculo de rua “Relampião” nesta quinta-feira (5), às 11 horas, na Praça Marecha Floriano Peixoto. O espetáculo traz para o cotidiano de hoje as histórias de Lampião. O que há em comum entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade?

“Relampião” revela os múltiplos Lampiões e Marias Bonitas que aparecem diariamente nas cidades, gente comum que luta para sobreviver em meio a tantas desigualdades. Sete atores e dois músicos apresentam personagens que vivem entre a luta cotidiana e a utopia que alimenta suas vidas por outra existência nas grandes metrópoles. A Cia Paulicea e a Cia do Mundo, de São Paulo, apostam em uma caatinga de concreto, em múltiplos Lampiões e Marias Bonitas revelados na dramaturgia deste espetáculo.
Para o diretor Alexandre Kavanji, o espetáculo revela muitos traços da cultura e da própria história do Brasil. A linguagem de “Relampião”, a dramaturgia, figurinos e músicas foram criados a partir de pesquisa voltada para a cultura popular brasileira: o cavalo-marinho, o samba, as carrancas de São Francisco, os tipos populares do Brasil.
Os Grupos
Cia do Miolo - O percurso da companhia partiu de uma pesquisa sobre o teatro popular. Em 2000 montou “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna e, dando continuidade a esta pesquisa do popular, em 2002, a companhia leva para as ruas de São Paulo “O Burguês Fidalgo”, de Molière, com direção de Bete Dorgam. Em 2004, com a montagem de “O Doente Imaginário”, também de Molière, a companhia intensifica a pesquisa sobre as possibilidades expressivas do corpo na rua, desenvolvendo uma sistemática de treinamentos voltados para lapidar o corpo como material expressivo elementar do encontro teatral. No final de 2007, após sete anos de trajetória, revendo seu percurso e refletindo sobre o sentido e desafios do teatro na contemporaneidade, a companhia percebe a importância de encontrar novas formas que dêem conta da nova realidade, Com este intuito, lançaram-se na pesquisa para a nova montagem “ALICE! Uma adaptação urbana da obra de Lewis Carroll, que teve estreia em setembro de 2008 com direção Fábio Resende e dramaturgia de Alexandre Krug.
Cia Paulicea - Filiada à Cooperativa Paulista de Teatro, vem atuando desde 1997. Seu primeiro trabalho foi “Próxima Parada: Paulicéia Desvairada”, escrito e dirigido por Alexandre Kavanji, voltado para o público adolescente. Cumpriu temporada na cidade de São Paulo e interior, além de participar de projetos programados pela Secretaria Municipal de Cultura.
Assessoria de Imprensa FILO 2013
Duração: 60 minutos | Classificação: Teatro de rua | Faixa etária: Livre

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Solange Dias | Direção: Alexandre Kavanji | Elenco: Aysha Nascimento, Antonia Mattos (atriz e musicista), Daniel Farias, Dudu Oliveira, Edi Cardoso, Francisco Gaspar, Harley Nóbrega. Músicos: Daniel Rodrigues e Glauber Coimbra. | Figurino, Adereços e Ambientação:Luiz Augusto dos Santos |Direção Musical: Charles Raszl | Fotografia:Arô Ribeiro | Produção e administração: Iarlei Rangel | Realização: Cia Paulicea e Cia do Miolo

Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO 2013 - De 23 de agosto a 7 de setembro.
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Direção: Luiz Bertipaglia.
Patrocínio: Petrobras, Governo Federal / Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura, Caixa, Copel, Sanepar / Governo do Paraná, Unimed Londrina, Unimed Seguros, Catuaí Shopping Londrina e Viação Garcia. Apoio: Programa Conta Cultura, Sesi, Londrina Convention & Visitors Bureau, Aliança Francesa, w2 digital, UEL FM e Itamaraty.
Informações:43 3324-7399
Bilheteria:43 3356-7539
Oficinas: 43 3322-3231


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário